sábado, 21 de maio de 2011

Visita do Prefeito André Mônica e da Secretária de Educação Vera Pinto em nossa escola

Nossa escola, Raymundo Magno Camarão, recebeu nesta quarta-feira, dia 18/05/2011 a visita do Prefeito e da secretária de Educação e Cultura da nossa cidade.



À esquerda, o prefeito André Mônica e à direita a secretária de Educação Vera Pinto

A aluna Manuela do 4º ano lendo reinvidicações da turma para o Prefeito.
Aluna Manuela, Prefeito André Mônica, Secretária Vera Pinto e Diretor Vanderlei

O QUE É O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação ( PDE ).
A Educação Integral compõe as ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação, o qual prevê que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família e da comunidade. Esta é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a implantação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
O Programa Mais Educação tem como finalidade fomentar, por meio da sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações sócio-educativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens.

OFERTAS FORMATIVAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/ EDUCAÇÃO INTEGRAL, NA NOSSA ESCOLA

1 - Acompanhamento Pedagógico - Letramento / Alfabetização
2 - Esporte e Lazer - Karatê / Natação
3 - Direitos Humanos em Educação - Direitos Humanos e Ambiente Escolar
4 - Cultura e Artes - Dança / Percussão

Fica definido que as atividades a serem desenvovidas para implementação da Educação Integral deverão ser coordenanas por um professor vinculado à escola, com dedicação de no mínimo vinte horas. O que será denominado " Professor Comunitário". Os custos dessa coordenadora referem-se à contrapartida a ser oferecida pela Entidade Executora E.Ex.

SOBRE AS ATIVIDADES

Atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. Enfase na perspectiva lúdica das atividades, com livre escolha na participação e construção de valores pelos próprios sujeitos envolvidos atribuindo significado às praticas desenvolvidas, com criticidade e criatividade. Destaque para o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; desenvolvimetno da educação pelo esporte e lazer como modo de vida cotidiana.

                                                 ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO





                                                            Letramento/ Alfabetização
Desenvolvimento da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita. Compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.

                                                                         Karatê

Estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relaçoes às questões histórico-culturais, origens e evolução assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos trabalhados pelas lutas.
               










Natação

Atividades físicas que consiste nos deslocamento dentro d'água, oportunizando ao seu praticante adaptação ao meio líguido, criando uma prática social inclusiva e pedagógica no desenvolver de duas aividades.





DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO

Direitos Humanos e Ambiente Escolar - Promoção de uma cultura de paz, democracia e solidariedade por meio de práticas que valorizem o respeito, a tolerância e as diversidades etnico-racional, religiosa, cultural, geracional, nacionalidade , entre outras, na perspectiva da ( re) criação do ambiente escolar.

CULTURA E ARTES

                          Danças

Organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. Promoção da saúde e socialização por meio do movimento do corpo em dança.
                                 O monitor Rogério e alunos do 4º ano


                             A monitora  Jaqueline  e alunos do 3º e 4º anos



                                               Apresentação na festa junina






                                                                       Percussão

Iniciação musical por meio da Percussão. Técnicas de perfomance em diversos instrumentos de percussão  por meio de uma abordagem integradora, tratando de aspectos relacionados não só com a mecânica e a técnica instrumental mas também com perfonance, apreciação e criação musical. Integração social e desenvolvimento sócio-cultural pela valotização, reconhecimento e recriação das culturas populares.